29 março 2011

Amados estava um pouco ausente, mas estou de volta em nome de Jesus! Que a paz esteja com todos!

Viva e deixe viver

Texto bíblico: Êxodo 20.13; Mateus 5.21-26

"Não matarás"


Vivemos num tempo em que a vida humana perdeu o seu valor. Mata-se e morre-se sem nenhuma razão justificável.
A vida humana vale menos que um par de tênis, vale menos que um pequeno amassado na lataria de um carro. E muitas vezes bastaria alguém parar para ouvir uma palavra de esclarecimento para evitar a morte de uma pessoa.
O mais triste nesta história que estamos vivendo é que a morte de uma pessoa está banalizada, não nos sentimos chocados com ela. Vemos pela televisão as imagens de pessoas mortas com o mesmo sentimento com que vemos a propraganda de um sabonete, quer dizer, sem dar nenhuma importância.
Se por acaso passamos perto de alguém que foi morto na rua ou em qualquer outra circunstância, passamos do lado como se nada houvesse acontecido. Seguimos a nossa vida normalmente. Dificilmente pensamos no morto como uma pessoa que tinha vínculos afetivos, parentes e amigos, que era importante para alguém. A sua morte não significa apenas que é menos uma pessoa vivendo nesse planeta. Era alguém tão precioso para Deus como EU E VOCÊ.
Cumprir o sexto mandamento é urgente, para que haja valorização da vida.

No tempo do povo de Israel

Naquele tempo, quando receberam os mandamentos de Deus por meio de Moisés, a vida humana também não valia nada, não havia respeito entre as pessoas. Uma pessoa achava que podia dispor da vida da outra por qualquer motivo.
Várias justificativas eram usadas para eliminar a vida de alguém. Entre elas, podemos destacar:
1. Questões religiosas - tanto o povo do Egito, no meio do qual o povo de Israel viveu durante 430 anos como os outros povos que estavam a sua volta tinham uma prática de sacrificar alguém para algum deus. Às vezes para aplacar a ira do tal deus, outras para pedir algum favor ou benção. Geralmente os escolhidos para o sacrifícioeras as crianças ou adolescentes.
2. Questões econômicas - o desejo de possuir objetos, bens, ampliar suas terras, justificava matar o dono para tomar posse do que era desejado.
3. Questões emocionais - o desejo de vingança por ter sido humilhado, ofendido ou um desvio de comportamento, crueldade, maldade, prazer no sofrimento de outra pessoa.
Era preciso ordenar a vida humana, era preciso instaurar o respeito pelo outro, por isso a ordem era não matar sob nenhuma hipótese. A lei previa nos casos de assassinato deliberado, com intenção, a pena de morte (Ex 21.12-15). Não podia ser diferente naquele tempo; a vida precisava ser valorizada, a começar pela vida da própria pessoa.

Jesus ensina sobre o sexto mandamento

Eu e você, se estivermos no nosso juízo perfeito, funcionando bem da cabeça, afirmamos que nunca desobedeceremos a esse mandamento. Com certeza nenhum de  nós se imagina matando alguém, seja por que  motivo for. Mas Jesus vai além na interpretação do mandamento (Mateus 5.21,22), e sobre este desdobramento do mandamento precisamos parar para refletir como têm sido as nossas atitudes.
Ele afirma que sentir ódio por alguém, insultar, xingar, debochar de uma pessoa são formas de matar. Mata-se com palavras, em relação à outra pessoa , que só destroem, podemos acabar com sonhos, podemos arruinar vidas.
Jesus fala mais, na continuação do texto acima (versículos 23-26), diz que é falso o nosso culto se guardamos ódio, rancor no nosso coração. Ele ensina como reverter a situação: tem alguma coisa contra seu irmão, o seu irmão tem alguma coisa contra você? Volte, reconcilie-se com ele primeiro e depois venha prestar o culto que só a Deus é devido, com o coração limpo de sentimento de rancor.
Esse ensinamento de Jesus, de que podemos matar com a palavra, aparece reforçado nas orientações dadas aos primeiros cristãos. Na Epístola de Tiago aparece o perigo destruidor da palavra (Tg 3.5-12). Outra maneira de matar que ele apresenta é pela discriminação, pela acepção, pelo preconceito contra pessoas (Tg 2.8-11).
Na primeira carta escrita pelo apóstolo João, ele exorta sobre o engano de alguém que diz amar a Deus, mas odeia a pessoa que está ao seu lado (1Jo 4.20,21).
Como todas as outras coisas, a atitude de matar o outro com palavras é resultado de uma escolha. Você escolhe fazer isso, você se deixa levar por sentimentos que estão armazenados no seu coração.

Os valores cristãos

Os valores da sociedade são valores invertidos, são princípios de vida que ofendem a Deus, têm como objetivo final a destruição daquele que foi criado à i magem e semelhança de Deus.
Lembre-se sempre das palavras de Jesus: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama" (Jo 14.21).

Para guardar no seu coração

"Nós amamos porque Ele nos amou primeiro" (1Jo 4.19)










Nenhum comentário: