04 junho 2011

Atributos Morais de Deus




Muitas características do único Verdadeiro Deus especialmente, Seus atributos morais, têm certa semelhança com as qualidades humanas; sendo, porém, evidente que todos os Seus atributos existem em grau infinitamente superior aos humanos. Por exemplo, embora Deus e o ser humano tenham capacidade de amar, ainda assim, nenhum ser humano é capaz de amar com o mesmo grau de intensidade como Deus ama. Além disso, devemos ressaltar que a capacidade humana de ter essas características vem do fato de sermos criados à imagem de Deus. Em outras palavras, temos a Sua semelhança, mas Ela não tem a nossa, isto é, Ele não é como nós.


1. Deus é amor
Essa é a definição perfeita de Deus (1 João 4.8) e a prova disso está escrita em João 3.16 e Romanos 5.8.
O Seu amor é dirigido para a humanidade, na expectativa de que ela se volte para Ele, é dirigido de forma paternal àqueles que se reconciliaram com Ele por meio do Seu Filho Jesus;


2. Deus é bom
Tudo quanto Deus criou originalmente era bom, na verdade, era uma extensão da Sua própria natureza (Salmos 25.8; 34.8; 106.1).
Ele não mudou a Sua maneira de ser, pois continua sendo bom para com todos os que O invocam de todo o coração 9Salmos 104.10-28; 145.9);


3. Deus é misericordioso e clemente
(Êxodo 34.6; Deuteronômio 4.31; 2 Crônicas 30.9; Salmos 103.8; 145.8);


4. Deus é compassivo
Ser compassivo significa sentir tristeza pelo sofrimento de outra pessoa com desejo de ajudá-la. Deus, por Sua infinita compaixão pela humanidade, providenciou-lhe perdão e salvação (2 Reis 13.23; Salmos 78.38; 86.15; 111.4).
O Senhor Jesus, que era a imagem do Deus invisível, durante o Seu ministério terreno demonstrou essa compaixão divina, curando os doentes, libertando os oprimidos, purificando os leprosos, enfim, atendendo a todos os que Lhe invocavam, e além disso, perdoando os pecadores. (Lucas 4.18; Mateus 9.36; 14.14; Marcos 1.41);


5. Deus é paciente e tardio em irar-Se
(Êxodo 34.6; Números 14.18; Romanos 2.4); Deus expressou essa característica pela primeira vez no jardim do Éden, após o pecado de Adão e Eva, quando deixou de destruir a raça humana, conforme era o Seu direito (Gênesis 2.16-17). Ele também demonstrou paciência nos dias de Noé enquanto a arca estava sendo construída (1 Pedro 3.20).
Ele continua paciente para com a humanidade pecadora, pois não julga na mesma hora em que a pessoa comete o pecado, se assim fosse, então, ninguém se salvaria. Na Sua paciência, Ele concede a todos a oportunidade de se arrepender e ser salvo (2 Pedro 3.9);


6. Deus é  a verdade
(Deuteronômio 32.4; Salmos 31.5; João 3.33). O Senhor Jesus identificou-Se como "a Verdade"  e o Espírito Santo é chamado de Espírito da Verdade. Porque Deus é absolutamente fidedigno e verdadeiro em tudo quanto diz e faz, a Sua Palavra também é chamada de "a verdade".
De acordo com esse fato, a Bíblia deixa claro que Deus não tolera a mentira nem falsidade alguma. Aqueles que são nascidos de Deus falam a verdade, porque Ele é a Verdade; mas aqueles que não nascera, de Deus, se mantém filhos do diabo falam e manifestam o caráter de seu pai. É como disse nosso Senhor:


"Vos sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe aos desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira."     João 8.44


7. Deus é fiel
(Êxodo 34.6; Deuteronômio 7.9; Isaías 49.7; Lamentações 3.23; Hebreus 10.23). Deus fará aquilo que Ele tem prometido na Sua Palavra. Ele cumprirá tanto as mais de oito mil promessas quanto as Suas advertências. 


8. Deus é justiça
(Deuteronômio 32.4; 1 João 1.9). Muitas pessoas pensam que porque Deus é amor, não irá permitir que ninguém seja condenado à morte eterna. Mas aí esta o grande amor de Deus! Ele é justiça! Ele não poderia ser amor e ao mesmo tempo ser injustiça. Não é porque Ele ama o pecador que Ele vai aturar o pecado! Não! A Sua ira contra o pecado decorre do Seu amor à justiça (Romanos 3.5-6; Juízes 6.1-10).
A Bíblia tem mostrado claramente, que Deus tem revelado a Sua ira contra todas as formas de iniquidade, principalmente a idolatria, a incredulidade e o tratamento injusto para com o próximo. O Senhor Jesus provou o Seu amor para com todos os necessitados, porém, não foi complacente com os religiosos, hipócritas e os vendilhões do templo. A justiça de Deus nunca se opõe ao Seu amor. 

Amado Irmão em Cristo Jesus,
Que o Senhor Jesus continue a abençoar a sua vida, a sua parentela e toda a sua descendência!
Fique na Santa e Gloriosa Paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário: